Visualização de dados: conheça as melhores ferramentas disponíveis na TI

O Big Data e o Data Science revolucionaram a maneira como as empresas armazenam e analisam grandes quantidades de dados. Esse recurso é cada vez mais valorizado por empresas de tecnologia, afinal é dessa análise que saem as melhores estratégias do mercado

Por muitos anos, empresas de diversos portes não sabiam o que fazer com a grande quantidade de dados acumulados em seus mecanismos. Muitos deles eram descartados sem a devida atenção, já que nada se podia fazer para aproveitá-los. Esse cenário mudou com o advento da internet e das novas tecnologias. A visualização de dados se tornou uma ferramenta valiosa para muitos setores.

Se você trabalha ou pretende ingressar nas áreas de Big Data e Data Science, saiba que dominar os programas certos de visualização de dados é o primeiro passo que deve estar no seu escopo de estudos, afinal eles são a engrenagem fundamental de qualquer análise de dados. 

Está curioso para saber quais são as melhores ferramentas de visualização de dados do mercado? Confira a lista que preparamos a seguir!

Por que a visualização de dados é importante?

As empresas que sabem utilizar o recurso de visualização de dados sempre estarão um passo à frente de suas concorrentes, afinal é por meio dessas ferramentas que se torna possível criar estratégias de negócios mais certeiras, com foco no cliente.

Por meio de uma análise específica sobre o que está acontecendo, é possível traçar um planejamento sobre o que entrará no mercado, qual a finalidade da venda e como o cliente será impactado pela marca ou produto. 

É por esse motivo que a visualização de dados se tornou importante, afinal mais do que apenas armazenar dados, é preciso compreender o que eles significam e para que exatamente podem ser utilizados. Portanto, é necessário que as melhores ferramentas sejam utilizadas para gerar resultados consistentes.

A visualização de dados permite ao profissional analisar diversos aspectos, portanto ela é importante por diferentes motivos, como por exemplo: 

  • Métricas de desempenho e Key Performance Indicators (KPIs);

  • Monitoramento de dados da empresa e informações quantitativas;

  • Receitas e despesas por períodos pré-determinados;

  • Estatísticas de funcionários e setores específicos,

  • Desempenho e estatísticas da empresa no mercado.

Quais são as principais ferramentas de visualização de dados?

Poderíamos apresentar uma lista de infinitas ferramentas, afinal a área de Big Data é extensa e com várias possibilidades. Ao pesquisar por fóruns e plataformas online, você se deparará com diferentes setores que envolvem a visualização e a análise de dados. 

Por onde começar, afinal? Infográficos, vídeos, apresentações de realidade virtual... São diversas as possibilidades de visualização de dados. E por isso decidimos separar uma ferramenta para cada especificidade. Confira algumas das principais:

Tableau

Uma das ferramentas de visualização de dados mais completas e populares do mercado é o Tableau, que suporta vários gráficos, mapas e tabelas em diferentes estilos de plataforma. De fácil instalação e com opções gratuitas, o programa roda tanto no computador como na nuvem, facilitando o acesso de qualquer dispositivo.

O programa comporta até 10gb de projetos, e é uma opção excelente para quem deseja criar gráficos e mapas de dados. Também não é necessário que o profissional manje de programação para utilizá-lo, já que a ferramenta possui uma interface prática e fácil.

RAW

Um dos mais práticos de se utilizar, o RAW é considerado um queridinho dos programadores, já que seu processamento é feito com base no navegador. São mais de 16 tipos de gráficos customizáveis, que permitem a criação de tabelas, infográficos e outros recursos de análise de dados.

O programa permite ainda que o usuário personifique a aparência dos gráficos por meio de compatibilidade com programas como o Illustrator e o Inkscape. 

Infogram

Também conhecido como um clássico entre os programadores, o Infogram é uma boa opção de entrada por meio da sua versão gratuita. Mas se você realmente gostar de utilizá-lo, vale a pena investir na versão paga, que possui muito mais recursos, como por exemplo, mais de 200 mapas.

Um recurso diferencial bastante valorizado nessa plataforma é a oportunidade que o usuário tem de criar abas dentro dos gráficos, o que permite melhor organização para a visualização de dados. Assim como o Tableau, é uma excelente opção para os iniciantes na prática. 

Google Charts

Claro que a plataforma mais famosa do mundo não ficaria de fora desse mercado! O Charts do Google foi criado para facilitar a vida dos analistas de dados.

Por ser uma plataforma que engloba diversas ferramentas em uma só conta, o Charts se destaca por meio da disponibilização de gráficos e tabelas práticas e interativas, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo Android ou iOS.

D3.js

A D3.js é basicamente a plataforma que dá sustentação ao RAW – que citamos acima. Isso significa que a biblioteca é a base de várias outras ferramentas de visualização de dados. 

A diferença aqui é que essa plataforma exige maior conhecimento em programação, afinal seus gráficos e tabelas são renderizados a partir de HTML, CSS e SVG, permitindo criações muito mais completas e específicas. Ou seja, se você já está mais avançado na área, invista nessa ferramenta para obter melhores resultados.

Para escolher pela melhor ferramenta de visualização de dados, é preciso levar em conta qual o objetivo da tarefa, o tipo de gráfico que você pretende analisar e uma série de outros fatores que envolvem o projeto. 

Essas ferramentas permitem não só a análise de dados, mas uma estruturação completa de todas as informações armazenadas em bancos de dados, o que tornam a vida de muitas empresas mais útil. 

Entender como funciona a visualização de dados e implementar esse recurso na área da TI é de extrema importância para o setor. Por isso, não deixe de investir no conhecimento apropriado para lidar com as demandas de Big Data, o que tornará suas habilidades mais completas e ainda facilitará a vida de muitas áreas envolvidas.

Saiba mais sobre o curso de Data Science

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo