UX: conheça os benefícios do User Experience para o seu site

Quais são os critérios que você costuma levar em consideração para realizar uma compra online? Um bom catálogo virtual? Entrega rápida? Fácil acesso ao atendimento para tirar dúvidas? Acredite, tudo isso faz a diferença!

Gerar um bom relacionamento entre cliente e marca é o sonho de qualquer empresa no mercado, ainda mais em um mundo cada vez mais conectado e digital. Uma organização que deseja se destacar no mercado deve saber se posicionar neste meio para vencer a disputa frente aos concorrentes e fidelizar seus clientes. E é nesse contexto que as técnicas de UX entram em jogo.

O User Experience consiste em um aglomerado de ações utilizadas pelas empresas para captar, engajar e fidelizar clientes – por meio de sites e aplicativos responsivos que atendam a todas as demandas necessárias. Portanto, é seguro afirmar que o UX tem um papel determinante para o sucesso de qualquer marca.

E não pense que o UX se refere apenas ao ambiente digital: ele também faz parte de ações offline, já que diz respeito a tudo que envolve a relação entre cliente e marca. Logo, entender como funcionam essas técnicas é fundamental para diversos setores do mercado.

Se você possui um negócio e deseja ampliar a sua base de usuários, as técnicas de UX serão as aliadas ideais para o fim. Quer entender melhor como funciona essa prática e quais os benefícios do User Experience para o seu site? Então acompanhe o texto a seguir e saiba tudo sobre essa tendência tecnológica!

O que é UX?

O User Experience, mais conhecido pela sigla UX, remete a um conjunto de ferramentas desenvolvidas em prol da experiência do usuário. É a maneira como a empresa proporciona sensações em relação à sua marca para chamar a atenção da clientela e fidelizá-la no caminho.

Foi-se o tempo em que as empresas tinham como objetivo apenas vender seus produtos. Hoje, é necessário muito mais do que isso, afinal tão importante como vender é gerar relacionamento com o cliente, além de uma boa reputação no mercado.

Segundo Don Norman, um dos responsáveis pela criação do termo UX na década de 90, a experiência do usuário vai muito além da usual interface de um site site: ela também está ligada ao sentimento gerado pela interação. Portanto, investir em sites responsivos e atrativos é a porta de entrada para engajar o público da marca. 

Qual a diferença entre UX e UI?

Quando falamos em UX, outra sigla entra em cena e pode ser confundida pelos usuários ou profissionais da área: UI – User Interface, ou em português, interface do usuário. Esse mecanismo é responsável por toda a funcionalidade visual do site, ou seja, o layout e o design, basicamente tudo que é visível.

A confusão é natural porque o UX também pode ser entendido como parte do design, mas o UI é mais relacionado com a parte de programação, enquanto a UX é mais abrangente e trata da experiências antes, durante e depois de um contato.

Em resumo, podemos definir o UI como parte das estratégias do UX, já que ele foca em apenas uma das etapas de todo o planejamento de comunicação e engajamento entre marca e clientela. 

Quais são os benefícios de se aplicar UX em um site?

Com as técnicas de design voltadas para UX, é possível ampliar o alcance da marca e atrair clientes fiéis pensando em longo prazo. Mas não é só isso que a experiência do usuário proporciona para uma empresa, há diversos benefícios em aplicar o UX no seu site, e nós separamos vários deles a seguir. Confira!

Aumenta o fluxo de vendas online

Uma boa interface conquista o cliente logo de cara, ainda mais se o site for voltado para vendas. Entregar mecanismos de fácil utilização torna a experiência de navegação pela página mais fluida e agradável ao cliente, e isso só é possível por meio de práticas de UX.

 Botões visíveis, lista de produtos contendo todas as informações necessárias, meios de pagamentos claros e um bom serviço de rastreamento fazem a diferença não apenas para a compra, mas também para o feedback do cliente. 

Torna o cliente fiel à sua marca

Lembre-se do que falamos anteriormente: tão importante quanto captar novos clientes, é fidelizá-los para que retornem ao site recorrentemente. Por isso, um bom desenvolvimento faz com que a experiência da compra se torne agradável, produzindo um “efeito cascata”.

 Se o serviço for bem entregue, o cliente se sentirá seguro para se tornar um cliente fiel à marca. E isso acontece por meio de e-mails assertivos, promoções especiais, algoritmos personalizados e, principalmente, um bom serviço de comunicação entre as partes.

Gera recomendações espontâneas

Não sei você, mas quando realizo uma compra online e ela chega em tempo hábil, depois de um processo fácil e prático, a primeira coisa que costumo fazer é indicar o site aos amigos. Afinal, uma boa experiência digital faz toda a diferença e deve ser compartilhada adiante. 

A empresa que investe em recursos de UX tende a receber um fluxo de visitas orgânico por meio de boas recomendações de quem experimentou o site. E não há melhor marketing do que a propaganda espontânea gerada por uma boa experiência. 

Reduz os gastos da empresa

Analisar o público-alvo da empresa e aplicar UX – seja offline, seja online – gera maior clareza sobre quais caminhos seguir para fidelizar o cliente e fortalecer a marca. E por isso, as ações acabam reduzindo gastos desnecessários para a organização.

Com catálogos desenvolvidos de maneira personalizada, é possível economizar com diversas ações generalizadas, e produzir um trabalho específico para determinados públicos. A experiência do usuário se concentra no design e no desenvolvimento de produtos certeiros, e não em apostas.


Como você pode perceber ao longo do texto, as práticas de UX, aplicadas de maneira planejada e com uma estratégia bem definida, funcionam como uma engrenagem a mais para empresas que desejam ampliar seu escopo de clientes. 

Além de engajar, o UX busca fidelizar o usuário e tornar a experiência agradável, para que o mesmo recomende a empresa e gere um fluxo interno forte, prático e eficiente. Ganha a organização, ganha o cliente, ganha o distribuidor. Todos são positivamente impactados por ferramentas responsivas e visualmente agradáveis.

Saiba mais sobre os cursos da Skill Lab

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo