Tecnologia: conheça as profissões em alta no pós-pandemia

A crise gerada pelo covid-19 obrigou muitas empresas a reestruturarem seus negócios. Com o mercado digital aquecido, o setor de tecnologia sofreu um "boom" de oportunidades e tem revolucionado os hábitos de consumo das pessoas.

Você lembra quais eram os seus planos no primeiro dia de 2020? Todo ano novo que começa, costuma vir acompanhado de novos projetos e muita esperança, não é mesmo? E em muitos casos, a busca por uma profissão melhor também está nesses projetos. As profissões da área de tecnologia estão em alta no mercado de trabalho, e em um ano como 2020, ela cresceu ainda mais – mesmo com a crise.

Ninguém imaginava que algo mudaria completamente a rotina como estamos acostumados. O caos causado pelo coronavírus (Covid-19) mudou drasticamente a vida de muitas pessoas: uns perderam seus empregos; outros viram na quarentena a oportunidade para modernizar seus negócios e tornar o trabalho mais flexível para todos. 

E é nesse contexto que a tecnologia passou a se tornar um importante aliado. Mesmo as empresas menores foram obrigadas a modernizar seus sistemas, ampliando as vendas para o ambiente digital. Outras, aproveitaram a quarentena para reinventar seus produtos e serviços. 

A tecnologia se tornou um instrumento democrático para todos, e deixou de ser um recurso usado apenas por grandes empresas. Até mesmo os cursos profissionalizantes migraram para o online, e as opções estão cada vez maiores! 

Há um ditado que diz que é em meio ao caos que grandes ideias surgem, por isso vamos ajudar você a enxergar um cenário positivo mesmo em tempos difíceis, com as profissões tecnológicas em alta em 2020. Vamos nessa?

Qual é o cenário para o pós-pandemia?

Home office, videoconferências, flexibilidade, “novo normal”... Há diversos termos que surgiram em nossa rotina esse ano. Fomos apresentados a uma realidade que ainda parecia distante para muitas pessoas. 

A quarentena forçou muitas empresas a flexibilizar seus instrumentos de trabalho, oferecendo aos funcionários a oportunidade de trabalhar de casa. 

Em pesquisa realizada pela Oi, com mais de 10 mil colaboradores, foi constatado que o home office não só aumentou a produtividade dos funcionários, como também trouxe maior economia de gastos para a empresa – já que as sedes físicas deixaram de ser usadas. 

78% dos empregados que responderam à pesquisa afirmaram ter interesse em continuar a trabalhar nesse modelo após a pandemia; 95% dos gestores também afirmaram concordar com essa prática no futuro, mesmo de forma híbrida – mesclando home office e presencial. 

É evidente que a pandemia está mudando os hábitos de consumo da população, e isso impacta diretamente nas oportunidades de trabalho. As empresas que investem em tecnologia, oferecendo seus produtos no meio digital, além de um bom atendimento ao cliente, ganharão cada vez mais espaço. 

As profissões tecnológicas que mais cresceram em 2020

Agora que você já entendeu um pouco do panorama profissional desse ano, fica mais fácil explorarmos as carreiras mais bem sucedidas e para onde o mercado irá nos próximos anos.

Quando olhamos para as nossas rotinas do dia a dia, atividades como treinar de casa, consultar com o médico via videoconferência ou mesmo realizar as compras do mercado por um aplicativo pareciam realidades um pouco distintas. Mas a pandemia chegou com tudo para provar que já passou da hora de o mercado se ajustar às novas demandas.

O aumento das vendas online tem “forçado” – no bom sentido – muitas empresas a modernizarem seus sistemas, gerando uma nova demanda de postos de trabalho para profissionais de TI, por exemplo. Essa é uma das áreas que mais tem crescido em 2020, e só tende a aumentar para os próximos anos. 

Outro profissional em alta é o do marketing digital, um campo que já vinha crescendo e agora se tornou essencial para os bons negócios. 

Com mais gente comprando pela internet, é preciso investir em sistemas digitais que funcionam e entreguem os serviços com qualidade. E por sistemas, entende-se profissionais de Data Science, além de especialistas em Python, por exemplo. Portanto, veja que várias áreas se interligam para formar novas realidades.

Fato é que a internet dominará todas as áreas do mercado, e é preciso estar preparado para encarar essa demanda. Pensando nisso, separamos para você algumas das profissões mais em alta do momento, confira a seguir. 

Analista de Cyber Security

Nós já falamos sobre a importância da Cyber Security aqui no blog. Com tantas empresas migrando para o ambiente online, nada mais natural que fortalecer os sistemas por meio de uma boa política de segurança digital. 

E o analista de Cyber Security é um dos responsáveis por cuidar desse setor. É ele quem vai cuidar o sistema interno da empresa, por meio de ações de monitoramento e controle dos ataques. 

Líder de Cyber Security

Enquanto o analista é responsável por colocar a “mão na massa” e trabalhar na etapa prática da segurança interna, o líder de Cyber Security é responsável por todo o planejamento da política de segurança digital da empresa. 

Esse profissional é responsável por toda a equipe de segurança, além de promover treinamentos e metodologias para todos os funcionários da empresa, para que haja uma cultura de segurança digital interna fortalecida. 

Analista de Service Desk

O profissional de Service Desk é responsável por toda a parte de suporte técnico da empresa, isso é: cuida da parte de assessoria, gestão e integração de recursos em prol do bom atendimento ao cliente.

Mas além de focar no suporte, esse analista deve se comprometer a realizar testes e resolver possíveis problemas com os aplicativos desenvolvidos. 

Especialista em Infraestrutura e Redes

Outra área voltada para o suporte, mas dessa vez em relação aos softwares utilizados pela empresa. Se acontece alguma falha na execução dos programas, o especialista em infraestrutura será o responsável por garantir o bom funcionamento de toda a infraestrutura da empresa. 

Quando falamos em “profissional de TI”, muitas vezes estamos generalizando para falar sobre esse profissional. Em alguns momentos, ele pode realizar um trabalho conjunto com os profissionais de Cyber Security, mas seu trabalho está mais relacionado a analisar a estrutura interna do sistema – algo mais técnico.  

Líder em Data Science

O profissional de Data Science é hoje um dos mais demandados pelo mercado de tecnologia, isso porque as empresas necessitam cada vez mais armazenar e analisar grandes quantidades de dados, a fim de gerar estratégias mais específicas para os clientes finais. 

O líder em Data Science tem como responsabilidade ainda propor soluções e ajudar na tomada de decisão para o planejamento estratégico da empresa, por meio de ações em conjunto com todas as áreas da instituição.

Full Stack Developer

O nome já diz tudo, e é outra área que já exploramos bastante aqui no blog. O desenvolvedor full stack é responsável por todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e suporte para aplicativos web. 

Empresas que desejam maior domínio no ambiente digital necessitam desse profissional para trabalhar com diferentes projetos. Essa é uma área cada vez mais valorizada, já que o dev full stack domina tanto de front como de back-end. 

Como você pode perceber, não faltam boas projeções para o mercado tecnológico. Em um ano cheio de reviravoltas e crises, a área se mostrou um investimento certeiro para quem está em busca de boas oportunidades. As profissões em alta no pós-pandemia serão, em grande parte, dominadas por esses profissionais.

Ficou interessado em conquistar mais habilidades para trabalhar com tecnologia? Então confira a lista de cursos tecnológicos da Skill Lab e comece hoje mesmo a se desenvolver no mercado.

Saiba mais sobre os cursos

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo