Servidor Web: conheça as vantagens para a hospedagem de sites

Oferecer um bom site para os clientes é fundamental para armazenar informações, captar clientes e oferecer diversos serviços. E para isso, é necessário que você invista em um servidor web!

Falar de servidores pode ser um campo bastante abrangente, afinal existem diversos tipos disponíveis, cada um com sua especificidade. No caso do servidor web, é possível afirmar que este é um dos mais importantes do campo tecnológico, graças a sua gama de possibilidades e funções.

Os servidores web desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e organização de sites, desde a sua criação até o momento de execução. Grande parte das empresas que possuem páginas no mundo virtual se utilizam dessa ferramenta para vender produtos, criar bancos de dados, realizar atendimento etc.

De maneira direta, o servidor web funciona como uma ponte entre a empresa e o seu cliente final, disponibilizando informações e outros conteúdos que se tornam visíveis para quem acessa a página. Mas por trás dessa ferramenta, há todo um mundo de possibilidades.

Quer conhecer todas as vantagens de se utilizar servidor web para a hospedagem de sites? Acompanhe o texto a seguir e descubra as diferenças entre os vários tipos de servidores e como essa ferramenta funciona na prática.

O que é um servidor web?

Para funcionar perfeitamente, todo site necessita de algumas configurações padronizadas para rodar da melhor forma. E o servidor web é o grande responsável pelo “esqueleto” de uma página, composto por: domínio, hospedagem e arquivos. 

Enquanto o domínio se trata do endereço da sua página, a hospedagem é responsável pelo local de armazenamento dos arquivos. Toda essa cadeia é gerada por meio de um servidor web, atendendo ao Protocolo de Transferência de Hipertexto – o famoso HTTP.

Não é exagero falar que os servidores web surgiram junto com o início da internet, afinal são eles que deram tamanho ao enorme mundo digital como conhecemos hoje. 

Como funciona um servidor web?

Tudo começa com o computador: toda máquina conectada à internet possui um endereço IP próprio, que rastreia e identifica a origem do acesso. E isso vale tanto para computadores pessoais como para dispositivos móveis, como tablets e celulares. Toda vez que você acessa um endereço online, é enviada uma solicitação ao seu endereço de IP, e então o servidor web responde entregando o que foi solicitado.

Hoje em dia, cerca de 90% dos sites disponibilizados online se utilizam de um servidor web alugado, prática comum entre as empresas, afinal é muito caro investir em um servidor próprio. 

Quais as vantagens do servidor web?

O tamanho, o estilo do provedor e a capacidade de armazenamento dependem de cada tipo, portanto é necessário que você analise as opções para entender qual delas é melhor para a sua demanda. Um bom servidor web oferece diversas vantagens para a hospedagem dos sites, entre elas é possível observar:

  • Melhora da experiência do usuário;

  • Navegação rápida, simples e eficiente;

  • Melhor rankeamento nos sites de busca;

  • Conversões inteligentes que captam clientes personalizados.

Quais são os tipos de servidores web?

Ao decidir pela hospedagem de um site, é preciso se atentar a alguns aspectos, afinal há diferença entre os tipos de servidores disponíveis no mercado. Sua aplicação pode ser hospedada tanto de modo compartilhado como dedicado. Mas quais são as diferenças entre elas? Confira a seguir.

Hospedagem compartilhada

Os servidores de hospedagem compartilhada são os mais populares do mercado. As empresas que optam por essa modalidade hospedam seus sites em um servidor central, que divide a ferramenta com diversos outros sites e clientes. Funciona como um prédio, em que cada apartamento tem a sua própria aplicação.

Esse modelo é popular justamente por seu baixo custo: é possível alugar uma hospedagem compartilhada ao invés de comprar um servidor próprio. Para quem está começando um negócio, investir muito dinheiro em um servidor pode ser arriscado, portanto a melhor sugestão é começar por um aluguel do serviço.

Empresas que possuem blog interno, páginas de conteúdo e outras relacionadas a programas como o WordPress e o Joomla se adaptam perfeitamente a uma hospedagem compartilhada. Essa é, inclusive, a melhor opção.

Hospedagem dedicada

Se uma diz respeito ao compartilhamento de um mesmo servidor, a outra seria o total oposto: a hospedagem dedicada trata de um servidor exclusivo para o seu site. Essa opção é mais segura para quem já possui uma empresa grande e consolidada no mercado, com muitos acessos ao seu site ou blog.

A hospedagem dedicada comporta mais acessos, permite um maior número de armazenamento interno e oferece sites mais rápidos e intuitivos. Como o servidor trabalha para uma só plataforma, não há risco de sobrecarregar a velocidade do site, já que todo o esforço vai para uma só aplicação.

Como escolher o melhor servidor web?

Agora que você já sabe o que é web server e qual a sua importância, saber quais os critérios definir antes de escolher pelo melhor servidor é fundamental. Para quem está iniciando um negócio, pensar em um site pode parecer algo quase ultrapassado – afinal, existem as redes sociais por aí.

Mas manter um domínio para divulgar suas informações principais, números de contato, atendimento ao cliente e outros mecanismos é essencial até mesmo para gerar maior credibilidade sobre a empresa. E é por meio do site que você divulgará conteúdos ricos para rankear sua companhia e captar clientes.

Comece por escolher um bom domínio, que seja simples, claro e objetivo. É ele quem ditará o rumo do cliente até o site, portanto evite caracteres confusos na hora de definir a palavra do link. Também é interessante que o termo seja a própria palavra-chave da empresa, portanto lembre-se de utilizar técnicas de SEO.

Além do campo estético, a hospedagem deve fornecer segurança – SSL é fundamental –, e um mecanismo que evite ataques virtuais e outros tipos de invasões. Traçar uma estratégia de cibersegurança é a melhor opção para se proteger virtualmente.

Quanto mais recursos você fornecer pelo site da empresa, mais confiável será o produto. É importante que o cliente encontre informações claras no layout, como endereço, canais para contato, a história da empresa, os produtos oferecidos etc. 

Lembre-se que captar clientes vai muito além de realizar a compra, é preciso torná-lo fiel à sua marca. Por isso, conhecer as características de um servidor web é fundamental para quem trabalha com internet. Conhecer os atalhos e ferramentas contribuem para antecipar problemas e buscar soluções.

Saiba mais sobre os cursos

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo