React: entenda como funciona essa biblioteca JavaScript

O desenvolvimento web vem se destacando como um dos setores que mais crescem no mercado de TI. Não à toa, carrega consigo dezenas de ferramentas que auxiliam o trabalho e buscam otimizar os aplicativos e sites. E uma das grandes responsáveis por aprimorar

Essa ferramenta permite não só a otimização das aplicações, mas também compila uma gama de outras funcionalidades para aprimorar o desenvolvimento. Considerada uma biblioteca avançada de JavaScript, é preciso conhecimento prévio em HTML e CSS para utilizá-la da melhor forma. 

Já atua como desenvolvedor front-end e quer se aprofundar com a ferramenta? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o React e quais as principais vantagens em se utilizar a ferramenta. 

 

Como funciona o React?

Conhecida como uma das principais bibliotecas de JavaScript do mercado, o React foi criado em 2011 pelo Facebook, e hoje contribui para a sincronização de ferramentas e outras atividades da rede social. Para os desenvolvedores, se tornou um marco a partir do momento que passou a conectar diferentes componentes.

Ao conectar HTML, CSS e JavaScript, o React facilita o armazenamento de funções e torna mais eficiente e flexível as atividades dos provedores online. Hoje em dia, a biblioteca é utilizada por todas as empresas ligadas ao Facebook e também por vários programadores, já que é uma tecnologia open source.

Baseado em componentes, o React.JS cria UIs interativas e simplificadas, com o objetivo de organizar a interface apresentada ao usuário. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível para a criação de plataformas responsivas, e por isso é a queridinha dos desenvolvedores front-end.

Por ser uma biblioteca open source, significa que qualquer pessoa pode baixá-la de maneira gratuita, além de poder contribuir com modificações e atualizações na plataforma. São mais de 1.300 colaboradores espalhados pelo GitHub trabalhando diariamente para tornar a ferramenta mais completa e eficiente.
 

Quais as vantagens de se utilizar o React?

O React é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvedor web. Mundialmente, mais de um milhão e 500 mil sites utilizam a biblioteca em suas linhas de configuração. Só no Brasil, são mais de 6.700 páginas desenvolvidas pela ferramenta. 

Comprovadamente, o volume de tráfego desses sites são maiores que os outros. Ou seja, as vantagens de utilização são inúmeras, e não param por aí! Confira a seguir como o React pode otimizar o trabalho do desenvolvedor front-end:

 

Fácil e prático de manusear

Eficiente e otimizador, o React é visto como uma das melhores ferramentas já desenvolvidas para profissionais front-end. Ao se utilizar da extensão JSX, ele permite a combinação entre aplicações HTML, CSS e JavaScript em um mesmo programa.

Ou seja, assim como a plataforma Python agrupa várias funcionalidades para utilização pelos programadores, o React oferece diversas aplicações. A ferramenta é completa e considerada um marco para os profissionais de front-end, que viram suas rotinas de trabalho melhorarem consideravelmente desde a expansão da aplicação desde 2013.

 

Ideal para SEO

A biblioteca React é bastante utilizada para o desenvolvimento de Single Page Application, ou Aplicação de Páginas Únicas. Os SPAs geram melhores experiências aos usuários por meio de navegações mais rápidas, um recurso imprescindível para tornar plataformas digitais otimizadas.

Ou seja, o React.JS influencia diretamente na maneira como o seu site performa no Google, afinal uma página rápida é melhor rankeada que um site mal configurado. Para os produtores de conteúdo, um site bem desenvolvido faz toda a diferença para as métricas de desempenho. 

 

Excelente componente para o Virtual DOM

A gama de componentes do React é bastante ampla, geralmente dividida em diversas abas que agrupam as ferramentas em um só local. Uma das principais funcionalidades do React é utilizar o DOM – Document Object Model de maneira compartilhada. 

Para quem já programa com Virtual DOM, é comum se deparar com um programa pesado e lento, que exige paciência aos mais iniciantes. O componente do React é acoplado ao DOM e gera maior otimização do sistema. O React impossibilita que o DOM funcione de maneira truncada e amplia a velocidade da aplicação.

 

Foco na interface 

Por ser um programa especialmente desenvolvido para profissionais front-end, o foco do React está na interface do usuário. Isso significa aprimorar técnicas para levar ao cliente a melhor experiência digital possível, por meio de recursos agrupados e respostas rápidas.

A interação otimizada entre máquina e humanos deve ser a base sólida para o trabalho de qualquer profissional de TI, e é para isso que o React.JS é tão utilizado. Suas funcionalidades permitem à indústria tecnológica otimizar o comportamento do usuário na web, e com isso fazê-lo abraçar um produto ou marca específica.

Dominar as principais técnicas do React geram ao profissional front-end maiores oportunidades de mercado. Além disso, contribuem para um desempenho de excelência por todo o universo digital. 


Ficou interessado e quer se especializar em React? O curso de Front-End Developer da Skill Lab Brasil possibilita ao profissional a oportunidade perfeita para ampliar as habilidades com a ferramenta e se tornar um desenvolvedor completo.

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo