Quais os melhores livros sobre cibersegurança para quem está começando?

Ingressar no mercado de TI pode ser assustador, já que há inúmeras tendências a serem exploradas. Quando o assunto é segurança da informação, é preciso ainda analisar situações reais do cotidiano. E se você deseja aprender mais sobre a área, alguns livros

O universo de cybersecurity vem sendo bombardeado com novos casos de ataques digitais. Hackers que antes pareciam saídos de fóruns obscuros, hoje aplicam golpes cada vez mais complexos e bem articulados, deixando para trás não só empresas, mas grandes corporações e até mesmo governos.

Saber lidar com as tentativas de ataques virtuais e o grande número de vazamento de dados é uma tarefa árdua que leva tempo. Estudar cases reais contribui para o aprendizado, e por isso os livros são a melhor porta de entrada para você compreender esse abrangente setor.

Mas afinal, quais são os melhores livros de cibersegurança para quem está iniciando na carreira? No texto de hoje, trouxemos a você uma lista das 5 principais obras sobre cybersecurity para você ficar de olho. Confira a seguir!

 

Segurança da Informação Descomplicada – Sócrates Arantes Teixeira Filho

Um dos livros mais comentados em sala de aula em cursos de cibersegurança é a obra de Sócrates Arantes Teixeira Filho. Por meio de um resumo dos principais conceitos sobre segurança da informação, ele pode ser utilizado por estudantes e iniciantes na profissão que desejam conhecer um panorama geral sobre o tema.

Com uma linguagem acessível, a leitura é de fácil compreensão e foge dos conceitos técnicos e aprofundados da cibersegurança. Além de apresentar os principais desafios da área, o livro ainda oferece exercícios e gabaritos de questões que costumam cair nos principais vestibulares e concursos públicos do país. 

 

Fundamentos de Segurança da Informação: com Base na ISO 27001 e na ISO 27002 – Jule Hintzbergen; Kees Hintzbergen; André Smulders; Hans Baars

Outra leitura bastante abrangente, dessa vez com uma abordagem mais avançada sobre os conceitos da cibersegurança, é o livro Fundamentos de Segurança da Informação. Nele, são apresentadas sugestões de implementação de protocolos de segurança em empresas, como abordar os riscos com a equipe de trabalho, quais as medidas mais eficazes contra ataques etc.

Com base em referências de padrão internacional de segurança, a obra apresenta ainda diversos estudos de casos para demonstrar como os controles foram aplicados em empresas de pequeno, médio e grande porte. 

É um livro ideal para quem está começando a estudar na área e também para profissionais já inseridos no mercado, porque oferece uma visão ampla sobre situações que estão mais próximas de nós do que se imagina. Além do conteúdo didático, há ainda um apêndice com diversos testes para você fortalecer o estudo.

 

A arte de enganar: Controlando o fator humano na Segurança da Informação – Kevin Mitnick

Um dos livros mais famosos sobre cibersegurança é também um dos mais interessantes de se ler. Kevin Mitnick não só é autor da obra, como um especialista na área. O hacker é mundialmente conhecido e já foi até mesmo preso por invadir sistemas de segurança de alta complexidade.

Portanto, não poderia haver especialista melhor para tratar das principais brechas que afligem o setor. O autor – e hacker – já invadiu sistemas de grandes corporações, como a Motorola, a Nokia e o Digital Equipment Corporation. 

Hoje, o “aposentado” em golpes cibernéticos se utiliza de suas experiências para ajudar a cibersegurança a se tornar mais forte. O livro aborda casos reais e quais são os principais protocolos que as organizações devem acionar para tornar seus bancos de dados seguros e eficientes.

 

Certificação Security+ da Prática para o exame SYO-401 – Yuri Diógenes; Daniel Mauser

Um dos livros de maior sucesso da área no Brasil, a obra Certificação Security+ aborda uma das principais certificações de segurança demandadas pelo mercado. O conteúdo trata de todos os conceitos da prática em casos reais, além de técnicas para adotar protocolos de cibersegurança mais seguros nas empresas.

Temas como segurança das redes, criptografia, ameaças e vulnerabilidades, controle de acesso e armazenamento de dados são amplamente discutidos. 

Portanto, se você está em busca de um livro sobre as funcionalidades da profissão, este o ajudará a compreender como funcionam as medidas de segurança digital na prática.

 

Tribo de Hackers: Conselhos de segurança cibernética dos melhores hackers do mundo – Marcus J. Carey

Por fim, mas não menos importante, o livro Tribo de Hackers também faz parte das obras que podem ser lidas mesmo por quem não estuda e/ou trabalha na área. Afinal, saber como funciona a mente de um hacker e como ele prega suas “peças” é bastante interessante em diversos níveis.

Nesta obra, Marcus Carey apresenta 14 questões fundamentais sobre a cibersegurança, e entrevista especialistas de diversos campos para exponenciar as principais tendências e novidades sobre o setor. Desde profissionais bem sucedidos a hackers famosos, o livro é um grande almanaque de casos e histórias reais.

Mais do que ler livros, só mesmo se aprofundando sobre os temas. Para implementar boas estratégias de segurança, é preciso que haja capacitação adequada para os profissionais de cibersegurança. Por isso, investir em cybersecurity é, antes de mais nada, investir na empresa. 

Instituições que prezam por um bom trabalho devem cuidar de seu patrimônio interno de informações, por meio de um plano de segurança de redes. 


O curso Cyber Security da Skill Lab capacita os profissionais para obter o conhecimento necessário para atuar como analista de cyber security, a fim de investigar as violações das redes internas, identificando ataques, vulnerabilidades, impactos e recomendações de prevenção.

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo