Plano de carreira de full-stack: como conquistar oportunidades no mercado

O desenvolvedor full-stack possui grande demanda no mercado – uma vez que há um “boom” de tecnologia envolvendo diversos setores. É trabalho desse profissional criar estratégias para atrair o cliente final por meio de ferramentas responsivas.

No último capítulo da nossa série sobre planos de carreira – você pode conferir os outros dois textos aqui e aqui – vamos falar sobre uma das áreas mais promissoras do mercado de TI: o desenvolvimento web. E nada melhor que detalhar os passos para você se tornar um full-stack developer de excelência.

As profissões ligadas aos desenvolvedores web já são bastante conhecidas, especialmente as de nicho, focadas em etapas. Mas, antes de traçar um plano de carreira, é importante que você entenda as diferenças entre front-end, back-end e full-stack, afinal elas têm se tornado cada vez mais integradas.

Se você deseja ampliar suas habilidades, um plano de carreira em full-stack será a melhor estratégia para traçar o caminho. Acompanhe o texto a seguir e saiba como é o cenário futuro da profissão, quais os passos que você deve dar para atingir posições de sucesso e como montar uma estratégia para chegar até lá. 

Como está o cenário de mercado do full-stack?

Responsável pelo desenvolvimento de aplicativos e sites, o dev full-stack possui grande demanda no mercado – uma vez que há um “boom” de tecnologia envolvendo diversos setores do mercado. É trabalho desse profissional criar estratégias para atrair o cliente final por meio de ferramentas responsivas.

Portanto, quando falamos do futuro da profissão, as notícias não poderiam ser mais animadoras, ainda mais quando há um grande fluxo migratório de profissionais front e back-end que desejam ampliar suas habilidades. 

No futuro, as profissões envolvendo o desenvolvimento web se tornarão mais integradas, ampliando o escopo do profissional para desempenhar diferentes funções. Por isso, há ainda uma enorme dificuldade por parte das empresas em encontrar profissionais qualificados para desempenhar esse papel. 

Com muitas vagas disponíveis, é papel do profissional desenvolver um bom plano de carreira para conquistar oportunidades vantajosas no mercado. Por isso, compreender como funciona esse mercado e quais passos tomar é fundamental para adquirir bons empregos na área. 

Como migrar do front/back-end para full-stack?

Se você ainda é iniciante na área, aprender front e back-end por partes é uma das melhores estratégias para absorver o conhecimento gradativamente. Aos poucos, é possível ir adquirindo maior experiência para se tornar um full-stack. 

Já para os profissionais da área, a migração é um caminho natural a ser percorrido no mercado de TI. Por isso, é importante entender a melhor maneira de migrar de uma área para a outra e conquistar posições maiores na carreira. 

Tornar-se um especialista em tudo é quase impossível, mas é fundamental que o desenvolvedor web tenha visões abrangentes sobre os diversos campos e domine as principais ferramentas full-stack disponibilizadas no mercado.

Se você deseja ampliar suas habilidades e se tornar um desenvolvedor completo, tenha em mente em colocar no seu plano de carreira as seguintes etapas a serem lapidadas durante sua jornada:

  • Invista em especializações voltadas para programação em Python ou R;

  • Amplie o escopo de desenvolvimento em IA, como visão computacional, séries temporais, NLP etc.;

  • Aprenda sobre ferramentas de visualização de dados;

  • Desenvolva processos de ETL e DevOps.

Como estruturar um plano de carreira em full-stack?

Para criar um plano de carreira sólido e com uma boa visão de futuro, é necessário que você trace seus objetivos e metas ao longo da profissão, assim como os passos que podem levar a melhores posições no mercado de trabalho. 

Essa visão ampla só será possível a partir do momento que você colocá-las no papel, estabelecendo prazos e condições para serem implementadas. Por isso, lembre-se de seguir alguns passos essenciais ao criar o seu plano de carreiras, que deve incluir etapas como:

Identifique as lacunas do mercado

Seja você um iniciante, seja você um profissional já alocado no mercado, é importante que nunca perca de vista o hábito de traçar um panorama sobre a profissão. 

Acompanhar o mercado é fundamental para entender quais são as demandas mais exigidas no atual cenário, por que alguns processos evoluem e como muitas profissões se adaptam às novas tecnologias. E o profissional de full-stack é, em grande parte, um explorador nesse universo. 

Portanto, fique atento às lacunas que podem surgir mesmo dentro da sua empresa, que contribuam para a evolução do seu cargo, além de uma profissão mais estável e competitiva. O profissional de TI deve ser, antes de mais nada, um apaixonado por desafios e um solucionador de problemas. Analise quais são e aponte soluções.

Defina as competências necessárias para o cargo almejado

Um plano de carreira deve conter todas as diretrizes necessárias para se atingir determinado objetivo profissional, portanto não economize planilha para traçar os caminhos. Quais cursos seriam úteis para fazer você evoluir profissionalmente? Quais ferramentas são tendência para o setor? 

Tenha em mente manter-se sempre em constante aprendizado, e descubra como outros profissionais alcançaram posições de sucesso na carreira. Fortaleça sua rede de networking, participe de eventos na área e fóruns online e defina o que será preciso para conquistar determinada posição. 

Domine todas as etapas do desenvolvimento

Não tem jeito: parece ser um web developer de sucesso, é necessário que você compreenda todas as etapas do processo de desenvolvimento de uma ferramenta. É claro que isso não acontecerá da noite para o dia, afinal é com a prática que as habilidades se moldam. 

Por isso, invista em cursos de especialização sobre front e back-end, além de certificações em full-stack para ampliar seus conhecimentos na área e se tornar um profissional completo ao longo do caminho. 

Pesquise sobre o mercado da profissão, quais carreiras pagam melhores salários e então dedique-se até conquistar a posição almejada na empresa. Um bom plano de carreira prepara o profissional para lidar com todas as etapas do processo de desenvolvimento, por meio de um planejamento claro e eficiente.

A Skill Lab Brasil ajuda você a se tornar um desenvolvedor web de excelência. Conheça nossos cursos de Front-End Developer e de Full-Stack Developer e comece hoje mesmo a planejar uma carreira de sucesso.

Saiba mais sobre o curso de Full Stack

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo