Mercado de tecnologia: 6 dicas sobre como ingressar na área

As notícias sobre o mercado de tecnologia não poderiam ser melhores! Mesmo em períodos de crise, as oportunidades nessa área vêm crescendo exponencialmente ano após ano.

Já não é mais novidade que o mercado de tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e crescendo de forma absurda entre as oportunidades de emprego. Já tratamos aqui no blog sobre as profissões em alta no pós-pandemia, e como a tecnologia cresce de forma rápida mesmo em períodos de crise.

Quando olhamos para as possibilidades de futuro que nos esperam, poucas são as chances de não sermos completamente dominados pela tecnologia. E graças a uma demanda nova – e até desconhecida – investir em uma carreira na área pode ser uma das atitudes mais certeiras na vida de um estudante.

Mas afinal, por onde começar para ingressar em uma das áreas mais promissoras do mercado? Se você está pensando em investir seu tempo e dinheiro para aprimorar as habilidades no setor de TI, saiba que a área é muito exigente. As atualizações são constantes, mas vale muito a pena.

Pensando nisso, separamos como pauta para o texto de hoje algumas boas dicas sobre como ingressar na área de tecnologia da informação, com um passo a passo completo para você se basear. Confira tudo a seguir.

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo que você deve ter em mente para ingressar no mercado de tecnologia é definir quais são os seus objetivos na área. Está em busca de bons salários? Quer uma profissão que permite a você evoluir constantemente, e que ofereça um plano de carreira? 

Depois de definido o motivo principal que te move a trabalhar com tecnologia, é importante que você busque áreas correlatas com a sua educação. Você é bom com números ou prefere trabalhar mais na parte de pesquisa? Estatística é um problema para você? Como é a sua relação com os dispositivos digitais? 

Responder a essas perguntas contribui para dar mais clareza às suas pretensões, e, a partir disso, será mais fácil para definir qual o curso ideal, qual a profissão que mais combina com você e como chegar até ela. 

2. Procure pelo curso certo

Ao definir os seus objetivos profissionais, traçar um caminho até ele deve ser a segunda atitude para adentrar ao setor tecnológico de mercado. Se você não se sente familiarizado com a área de TI, não se preocupe: há cursos de diversos níveis – que vão do aprendizado básico até o mais profissional. 

Uma das grandes vantagens do setor tecnológico é a oferta de cursos práticos e rápidos – que fogem do tradicional ensino superior, geralmente mais engessado. Você não precisa passar horas em uma sala de aula, durante quatro ou cinco anos; há escolas técnicas que oferecem cursos mais flexíveis e eficientes.

Considerado um mercado dinâmico, o campo da tecnologia exige do aluno uma atualização constante, portanto evite limitar seus conhecimentos acerca de uma única área. Python, Data Science e Full Stack são ótimos cursos de entrada para quem está começando na área. 

Faça uma pesquisa sobre cada uma dessas áreas, entenda quais são as habilidades exigidas pelo mercado e os desafios da profissão. 

3. Aprimore o seu inglês

Se você quer trabalhar com tecnologia, comece hoje mesmo a investir no estudo da língua para conseguir boas oportunidades. É praticamente impensável imaginar um emprego envolvendo tecnologia que não exija conhecimentos – mesmo que básicos – em língua inglesa. 

Isso porque boa parte das tecnologias digitais e dos termos utilizados vêm do exterior; os materiais de estudo, das pesquisas e das tendências também surgiram lá fora. Por isso, não dá para deixar o inglês de lado durante os estudos.

Foi-se o tempo que, para estudar inglês, era necessário se matricular em uma escola de idiomas com métodos demorados, datados e pouco práticos. Você encontra diversos materiais gratuitos internet afora: canais no Youtube, podcasts e até mesmo a sua série preferida pode auxiliar no aprendizado. 

4. Nunca deixe de praticar

Como já citamos anteriormente, o setor tecnológico está em constante evolução, portanto é fundamental que o profissional seja um eterno estudante. Se você está recém embarcando nessa área, a melhor forma de aprender – na prática – é testando as diferentes ferramentas e soluções.

Acompanhe as tendências do mercado para ficar por dentro de quais são os softwares mais utilizados, o que tem de novo na área, as novidades dos aplicativos etc. Instale programas-testes no seu computador e comece a “brincar” com eles para se familiarizar com as habilidades.

As principais linguagens de programação oferecem recursos gratuitos para qualquer tipo de plataforma. E por isso o mercado de tecnologia é tão democrático: você pode programar de onde e quando quiser, sem gastar nada por isso. Que tal começar hoje mesmo a testar as principais ferramentas?

5. Valorize os programas de estágio e trainee

O mercado de tecnologia oferece boas oportunidades mesmo para quem está começando a carreira, e isso inclui os programas de estágio e trainee. A prática é fundamental para o profissional que busca ingressar na área, afinal é o primeiro passo para oportunidades melhores. 

Assim como praticar em casa é uma boa atitude de quem quer se destacar no mercado, procurar por um estágio também deve ser prioritário na vida do estudante. São muitos programas e desafios diferentes, e ter um mentor para ser apresentado a esse universo é importante para o processo de aprendizagem.

Portanto, busque por empresas que oferecem oportunidades de estágio, cursos rápidos ou mesmo experimentações, para entender melhor como funciona o dia a dia do profissional de TI. Começar desde cedo a se familiarizar com os ambientes frenéticos de trabalho nessa área ajudará você a pegar o ritmo e ganhar confiança.

6. Mantenha-se curioso e motivado

Por fim, mas não menos importante, nossa dica é para que você mantenha-se em constante atualização sobre o mercado de tecnologia. Como você pode perceber, as oportunidades têm surgido aos momentos, com novas áreas ganhando espaço e categorias profissionais que muitas vezes sequer entendemos sobre o que se trata.

Se você gosta de desafios e busca crescer na carreira, a tecnologia da informação é o lugar ideal para subir escadas. Você pode entrar em uma empresa como estagiário e ganhar responsabilidades maiores com pouco tempo de ação – desde que se mantenha ligado nas tendências e vá adquirindo maior especialização.

Aproveite a oportunidade para criar laços com os colegas de trabalho e crie uma rede de networking com outros profissionais para que, dessa forma, você consiga gerar uma bolha saudável de informações sobre o mercado. 

É possível traçar objetivos otimistas no mercado de tecnologia, mas grande parte do sucesso dependerá exclusivamente da sua força de vontade. Ao seguir essas dicas desde o primeiro passo, você abrirá as portas para um futuro repleto de oportunidades. A SkillLab pode te ajudar nessa caminhada!

Saiba mais sobre os cursos

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo