Linguagem Java: o que é e para que serve essa ferramenta

Quer aprimorar as suas habilidades no campo da programação? O carro-chefe para todo iniciante em tecnologia é dominar a linguagem Java, uma importante ferramenta de centralização que permite ao desenvolver projetar sites e aplicativos de excelência.

Se você já faz parte do universo da programação, essa linguagem já te acompanha há um bom tempo. E se ainda é novato na área, também já deve ter ouvido falar dessa importante ferramenta. A linguagem Java foi desenvolvida para facilitar a programação e tem como característica principal ser simples, prática e de rápida aprendizagem.

Responsável por acabar com uma série de problemas estruturais na programação dos anos 90, o Java é utilizado hoje em diferentes bibliotecas do sistema operacional, como as interfaces gráficas das telas do Windows e do Linux. 

Quer entender mais sobre o conceito da linguagem Java, como ela surgiu e qual a sua importância no mercado de tecnologia? Então confira o texto a seguir e saiba mais sobre. 

O que é Java e como surgiu?

A linguagem Java foi criada em 1995, pelo programador canadense James Gosling. Seu objetivo principal era melhorar a funcionalidade dos sistemas, centralizando todo o trabalho em uma única plataforma. Dessa forma, seria possível programar todas as etapas de uma ferramenta de uma vez só. 

A ferramenta se tornou um sucesso e revolucionou o setor tecnológico das empresas. 

A sintaxe da linguagem tem conceitos parecidos com a C e C++, mas apresenta mais funcionalidades, se tornando uma plataforma completa. Com o passar do tempo, o Java expandiu suas aplicações para outras ferramentas e hoje é utilizado para diversos fins por meio da Plataforma Java.

O trabalho do desenvolvedor Java consiste em controlar os objetos da plataforma e a interação entre eles. A Orientação a Objetos – Objetct-Oriented Programming (OOP) – é um modelo de paradigma de análise que transforma os elementos em objetos para, justamente, trazê-los para um contexto mais do cotidiano. 

Na prática, isso significa que, caso aplicado no sistema de uma loja, por exemplo, existiriam diversos objetivos de interação: o cliente, as ações simuladas desse cliente, os pagamentos etc. Dessa forma, fica mais fácil para a empresa controlar suas ações futuras e planejar as ações de acordo com o objetivo que deseja atingir.

Por ser uma plataforma acessível e de fácil interação, o Java se tornou popular entre os programadores, afinal é possível utilizá-lo em diferentes sistemas com a mesma programação. O Java se tornou uma multiplataforma, que roda por meio da Java Virtual Machine (JVM), tanto em Windows como em Linux – sistemas distintos que demandam funcionalidades bastante diferentes entre si. 

Para que serve o Java?

Se você está interessado em estudar essa vertente para se especializar em linguagem Java, é provável que se depare com uma produtividade menor se comparada com outras linguagens tecnológicas. 

Durante os cursos aplicados de linguagem Java, o aluno aprende o básico da estrutura, mas só conhecerá a linguagem mesmo quando ingressar em um projeto maior. 

Isso porque o Java é mais utilizado para projetos de grande porte, ou seja, aplicações que exigem um time de desenvolvedores para tocar a produção do início ao fim – passando pelas etapas de planejamento, implementação e manutenção.

O ecossistema do Java é recheado de opções, portanto é possível centralizar grande parte das atividades em uma única plataforma:

  • Relatórios, planilhas e gráficos;

  • Sistemas internos de busca;

  • Geração de código de barras;

  • Controle de XML;

  • Manipuladores de texto e códigos;

  • Interação entre sistemas;

  • Impressão.

A linguagem Java se adapta perfeitamente a todos os dispositivos móveis – smartphones, tablets e notebooks –, facilitando ao usuário que o conteúdo seja visto de qualquer ferramenta fonte.

Atualização constante para evitar falhas

O Java é onipresente nos sistemas tecnológicos, prova disso é que muitos dos aplicativos que acessamos digitalmente são orientados pela plataforma. É o caso dos bancos e o site da Receita Federal, por exemplo. 

Se você já utiliza o Java para algum fim profissional, já deve ter percebido que a ferramenta exige atualização para rodar perfeitamente. 

No caso do desktop, muitas máquinas já possuem a tecnologia Java implementada no sistema, portanto o acesso a essas plataformas se torna mais fácil. Mas se você estiver utilizando os aplicativos pelo celular, por exemplo, pode encontrar diversos “bugs” do sistema, que acontecem graças a falta de sustentação do seu smartphone para abrir a ferramenta.

Como aprender a linguagem Java?

Assim como outras linguagens de programação – como o Python –, o Java pode ser aprendido de diversas formas. Seu uso é popularmente conhecido, e por isso é fácil encontrar cursos e materiais online para desenvolver suas habilidades nessa área.

Existem alguns caminhos que você pode percorrer para iniciar na programação Java, e nós separamos os principais passos. Confira a seguir. 

1. Baixe os principais programas utilizados

Para aprender de fato, nada melhor do que praticar diretamente. Portanto, antes mesmo de fazer um curso ou se debruçar sobre os livros, comece instalando os principais componentes digitais que serão utilizados para desenvolver aplicações.

O software Java 2 SDK, Stardard Edition, possui todas as ferramentas necessárias para você começar a desenvolver no Java.

Outra ferramenta importante é o Java Tutorials disponibilizado pela própria plataforma, que disponibiliza dezenas de conteúdos gratuitos para auxiliar no aprendizado de quem pretende utilizar o Java, com diversas lições sobre programação.

2. Se familiarize com o dialeto

Assim como diversas outras ferramentas do mundo da TI, o Java também apresenta seu vocabulário próprio – e em inglês. 

Portanto, se familiarizar com a língua estrangeira é fundamental para entender boa parte dos comandos da plataforma. Você encontra materiais disponibilizados online que facilitarão a sua vida durante o desenvolvimento, por meio de tabelas de palavras utilizadas. 

3. Faça um curso online ou participe de fóruns 

A linguagem Java é, antes de mais nada, acessível. Se você está passando por dificuldades financeiras no momento e não pode pagar um curso de especialização, saiba que há diversas formas de aprender sobre Java online, e o melhor: de maneira gratuita.

Busque ainda por fóruns de estudantes para compartilhar suas dúvidas, há uma comunidade bastante ativa de desenvolvedores Java na internet, e você se surpreenderá ao perceber que todos se ajudam de forma mútua. 

Portanto, ao praticar os códigos de programação em casa, lembre-se de compartilhar suas experiências para receber feedbacks e aprimorar seu aprendizado.

A linguagem Java chegou para revolucionar o setor da tecnologia da informação, por meio de comandos simples e práticos que centralizam o trabalho do programador em uma única plataforma. 

Assim como o Python, o Java é hoje referência no mercado de tecnologia, e aprender sobre essa linguagem é fundamental para quem deseja conquistar boas oportunidades profissionais.

Conheça os cursos de especialização da Skill Lab e comece hoje mesmo a desenvolver as principais habilidades tecnológicas para o seu negócio. 

Saiba mais sobre o curso de Full Stack 

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo