Linguagem de programação: conheça as principais tendências para 2021

Quando pesquisamos sobre o mercado de trabalho atual, é comum nos depararmos com um roteiro já previsível sobre as qualificações mais exigidas. E uma das habilidades mais valorizadas é a capacidade de saber programar. Portanto, estar em dia sobre os conhe

Independentemente do setor, o mercado está investindo pesado na contratação de profissionais com habilidades de programação. A ferramenta é imprescindível para a criação de aplicativos responsivos, planejamentos certeiros e análise de público em geral. 

Aqui no blog da Skill Lab, nós já apresentamos a você as melhores linguagens de programação para profissionais iniciantes. Figurinhas carimbadas como o Python, o JavaScript e o C++ despontam como as mais utilizadas pelos programadores, mas não são as únicas!

É fundamental que o profissional da área explore novas áreas de conhecimento para se manter atualizado sobre as demandas. Afinal, fugir do “óbvio” é importante para conquistar melhores oportunidades de trabalho e fazer a diferença. 

E é pensando nisso que hoje trouxemos para você as principais tendências em linguagem de programação para 2021. Confira a lista a seguir: 

 

Go/Goland

Apesar de não ser a mais conhecida, ela é apontada como uma das principais tendências em programação, e o motivo é um só: a Goland foi criada pelo Google para ser utilizada em suas aplicações web e em APIs. Portanto, sendo utilizada pela gigante companhia, não poderia ser deixada de lado.

Considerada uma linguagem de programação simples e eficaz, ela é capaz de atender a diversas funcionalidades e roda de maneira leve tanto em desktop como em aplicações mobiles. Com interface semelhante à linguagem C/C++, possui alto desempenho e é muito bem avaliada pelo mercado.

A vantagem de se aprender a utilizar o Goland mostra ao mercado que você é um profissional antenado às tendências. O fato de ela ter sido desenvolvida pelo Google valoriza ainda mais, já que essa é uma ferramenta utilizada por qualquer empresa que se preze digitalmente hoje em dia. 

 

TypeScript

O nome parecido não é coincidência: o TypeScript funciona como um complemento para o JavaScript. Apesar de não ser uma linguagem única, ele auxilia diversas linhas de instruções e aplicações dentro da plataforma Java. 

Criada pela Microsoft, a biblioteca de complementos vem se destacando no mercado, e especialistas acreditam que ela deve inclusive superar o JavaScript nos próximos anos. Ou seja, é mais uma aplicação que vem chamando a atenção das empresas, já que contribui para a otimização do JavaScript e suas funções.

 

Kotlin

Uma das principais novidades do mercado de programação é a linguagem Kotlin, desenvolvida em código aberto pela equipe Jet Brains. Mais específica, ela é especialmente utilizada pelos desenvolvedores para a criação e manutenção de aplicativos Android.

Apesar de ainda não ser amplamente utilizada, ela desponta como uma tendência a ganhar espaço, afinal a comunidade Android é muito forte mundo afora. Orientada a objetos, a linguagem é de fácil utilização e vem chamando a atenção dos desenvolvedores. 

Possuir essa habilidade no currículo com um mercado de desenvolvimento full-stack cada vez mais competitivo é essencial. Muitas empresas sentem a falta de profissionais específicos para lidar com aplicativos Android e suas variantes, portanto é fundamental que você consiga dominar especificidades desse tipo.

 

Swift

Assim como a Kotlin, a linguagem Swift também foi criada para facilitar a vida dos desenvolvedores – mas dessa vez, para o lado “rival”, no caso a Apple. Suas aplicações contribuem para a manutenção e solução de problemas envolvendo sistemas iOS, macOS e todas as demais aplicações da gigante “maçã”. 

Apontada pelo portal Stack Overflow como a linguagem de programação mais amada pelos programadores, e contando com toda a credibilidade que a Apple costuma ter no mercado, ela já surgiu valorizada. A Universidade de Stanford, por exemplo, implementou cursos de especialização sobre a linguagem para atualizar as habilidades de seus alunos de TI.

A linguagem Swift é descomplicada, eficiente e prática. Com ela, é possível extrair ao máximo dos processadores atuais, e ainda programar de um jeito leve e fácil de visualizar. É mais uma que veio para ficar, e deve despontar como uma das principais apostas do mercado. 

Para além das linguagens de programação, ainda é importante que o profissional de TI mantenha-se em constante atualização sobre as tendências, novidades e previsões para o futuro da área. 

Com demandas que só crescem ao longo dos anos, o setor de tecnologia é hoje o mais valorizado, mas é preciso qualificação para acompanhá-lo.


Um bom curso técnico garante ao profissional um ensino de qualidade que acompanha as demandas de mercado. Se você está em busca de uma especialização prática e eficiente, a Skill Lab pode te ajudar! Confira nossa lista de cursos e dê um upgrade de excelência para o seu portfólio. 

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo