Linguagem de programação: conheça as 5 melhores para profissionais iniciantes

Foi-se o tempo em que aprender um idioma diferente era a única necessidade para quem deseja adquirir melhores condições profissionais. O mundo digital em que vivemos atualmente já é o “futuro” que tanto se falava há alguns anos. E com ele, surgiu também a

O primeiro contato que um profissional tem ao se deparar com o universo da TI é relacionado às tecnologias de programação, responsáveis em grande parte por girar a máquina de tantos setores digitais. Seja um cientista de dados, seja um desenvolvedor full-stack, a programação o acompanhará por todos os caminhos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), há cerca de 845 mil vagas destinadas ao setor da Tecnologia da Informação no país. Só em São Paulo, as vagas preenchem  42% da demanda total. Ou seja, o mercado está mais do que aquecido!

Se você está começando a programar, já deve ter percebido a quantidade de ferramentas e aplicativos que foram desenvolvidos ao longo das décadas para otimizar o trabalho do profissional de TI. Com um mercado que se atualiza constantemente, muitas vezes fica até difícil acompanhar as novas tendências.

Mas afinal, quais são as melhores linguagens de programação para um profissional iniciante? No texto de hoje, trouxemos a você uma lista das 5 ferramentas essenciais para você começar a sua carreira em TI com o pé direito. Confira a seguir!

 

C ou C++

As linguagens de sistemas são a porta de entrada para quem está começando a programar, especialmente porque são simples de serem utilizadas. Usada como base por programadores e desenvolvedores web, elas foram criadas para otimizar o desenvolvimento de aplicações – em especial jogos e ferramentas.

Sua função é basicamente tornar a experiência do usuário mais eficaz, por meio de ações responsivas e rápidas. Tanto C como C++ auxiliam os desenvolvedores a tornarem as aplicações mais agradáveis, e ajudam a evitar principalmente os travamentos e a lentidão do sistema. 

 

Python

Ela é a queridinha de muitos profissionais, e não é à toa. A linguagem Python é multifuncional e facilita a vida de qualquer setor da TI. Isso porque possui uma plataforma completa com inúmeras funcionalidades para tornar a programação mais simples. 

Seu enorme conjunto de bibliotecas é capaz de agrupar diversos programas e ferramentas em um só lugar, por isso contribui para um aprendizado mais dinâmico para quem está começando. 

Considerada uma das linguagens mais acessíveis do mercado, ela pode ser utilizada inclusive por profissionais de finanças e marketing, já que pode ser lida com facilidade. A adesão ao Python não para de crescer, e saber manusear essa ferramenta é um dos principais requisitos para conquistar uma boa carreira em TI.

 

Java

Da mesma categoria do Python – linguagem orientada a objetos –, o Java desponta como uma alternativa específica para o trabalho de extração de dados. Considerada uma das linguagens mais antigas e utilizadas do mundo, ela é rica em APIs para você programar em diversos formatos.

Uma das grandes vantagens de se utilizar o Java logo no início da carreira é graças a sua fácil acessibilidade. A ferramenta é compatível tanto com dispositivos desktop como mobile, facilitando o trabalho em nuvem de qualquer lugar que o profissional esteja. 

Mais avançada que o Python, ela possui mais recursos para trabalhos avançados, mas ainda assim é imprescindível saber lidar com suas ferramentas básicas. 

 

JavaScript

Como o próprio nome sugere, o JavaScript é focado especialmente em desenvolvimento web, e logo uma ferramenta fundamental para profissionais de front-end e back-end

Suas bibliotecas possuem editores de códigos completos, como o “VS Code”, que contribuem para uma programação mais avançada e repleta de funcionalidades. Com uma ampla comunidade de usuários, o JavaScript é acessível e disponibiliza tutoriais online para quem deseja aprimorar as habilidades com a ferramenta. 

 

HTML e CSS

Por fim, mas não menos importante, o Hyper Text Markup Language (HTML) e o Cascade Style Sheet (CSS) são velhos conhecidos não só dos programadores, mas de designers, publicitários e outros usuários de blogs e ferramentas digitais. São eles os responsáveis por darem vida aos caracteres de texto e imagem dos sites.

Como fazem parte de qualquer página web, acabam entrando no bolo do aprendizado iniciante em programação, afinal não dá para programar sem compreender essas duas linguagens em código. 

Sites responsivos e bem ajustados dependem de códigos bem estruturados para entregar a melhor experiência ao usuário. Afinal, ninguém quer publicar seus trabalhos online em sites lentos e mal programados, não é mesmo? 

O profissional iniciante em TI deve ter em mente que o mercado digital está em constante atualização, especialmente quando falamos em aplicativos de otimização virtual. 

Dominar as principais linguagens de programação beneficiam não só ao profissional, mas toda uma cadeira de usuários que buscam por experiências agregadores no universo online.

Investir em habilidades ligadas a essas ferramentas trará benefícios tanto às empresas de tecnologia como para outros setores de mercado. O futuro das profissões exige conhecimento flexível em diversos setores, e saber ao menos o básico dessas aplicações é fundamental para conquistar terreno em um mercado cada vez mais competitivo.


Ficou interessado em aprender programação? Então conheça o curso de Introdução à Programação Web da Skill Lab Brasil e comece hoje mesmo a desenvolver suas habilidades para conquistar as melhores oportunidades de trabalho em TI.

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo