Full Stack: conheça as ferramentas mais utilizadas pelo profissional

O profissional de full stack é responsável por todas as etapas de desenvolvimento de sites e aplicativos, e por isso necessita um grande escopo de ferramentas para auxiliar no trabalho.

O profissional de full stack é uma das figuras mais importantes do mercado de tecnologia, e já contamos um pouco sobre como funciona o mercado para essa área, além de dicas para você se tornar um. O curso de Full Stack Developer prepara pode abrir muitas portas para quem procura se especializar na área. 

Mas e para quem já trabalha na área, quais são as tendências do setor e como se manter em constante atualização? Por ser um profissional multifuncional, o desenvolvedor full stack pode trabalhar em todas as etapas do desenvolvimento web – front e back-end.

O full stack developer trabalha com uma vasta lista de ferramentas e aplicativos, e vira e mexe surgem novas atualizações. E é pensando nisso que resolvemos criar um passo a passo para você se manter atualizado sobre as principais tendências do mercado tecnológico e como implantar no seu dia a dia de trabalho.

O objetivo deste post é apresentar uma lista robusta de materiais para tornar a sua rotina como dev full stack mais completa, mas vale lembrar que é importante que você pesquise a fundo sobre cada um das ferramentas para entender qual delas é a ideal para cada etapa do processo de desenvolvimento. Vamos nessa? 

1. IDEs e Editores de Texto

Os famosos IDEs – sigla em inglês para Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado – são uma mão na roda para quem precisa trabalhar com diferentes plataformas ao mesmo tempo. Isso porque eles facilitam a navegação alternada e contribuem para uma maior organização do trabalho.

Os IDEs são compostos por editores de texto, compiladores, depuradores e construtores de interface. Dessa forma, o dev full stack consegue centralizar suas leituras de código em um só ambiente. 

Mas vale lembrar que os IDEs são ferramentas avançadas e possuem mais funções, portanto se você ainda é iniciante na área, comece pelos editores de texto. São eles os responsáveis por apresentarem ferramentas mais simples de com o básico que você precisa para começar.

Exemplos de IDEs

Exemplos de Editores de Texto

2. Frameworks de web

Mais uma categoria de ferramentas muito utilizada pelos desenvolvedores full stack, os web frameworks são imprescindíveis para simplificar o trabalho. Seu objetivo principal como é facilitar a construção dos sites, por meio de soluções de criação, leitura, atualização e exclusão.

 Os frameworks web são plataformas rápidas que trabalham com códigos-fonte abertos, além de incluir protocolos de utilização e regras para o site que entrará ao ar. Eles ainda facilitam a criação de designs práticos em prol da melhor experiência do usuário. Confira alguns exemplos:

3. Frameworks de CSS para front-end

Como você já sabe, o desenvolvedor full stack domina todas as etapas do desenvolvimento, e, dessa forma, é responsável por cuidar tanto do front como do back-end. E para trabalhar com as ferramentas de front-end, as mais utilizadas são as que estão ligadas ao CSS do aplicativo.

Os frameworks de CSS são pacotes de códigos padronizados que funcionam como uma base para o projeto de desenvolvimento, contribuindo para aumentar a produtividade do profissional com ferramentas prontas. 

Esses frameworks são compostos por um layout que facilita a organização de todos os elementos do site, além de estilos de fontes pré-montadas para você utilizar na plataforma, botões, painéis etc. Sem dúvidas, uma mão na roda para todo full stack.

4. Terminais de linha de comando

A linha de comando é uma das primeiras ferramentas que devem ser dominadas pelo profissional de full stack, isso porque é ela quem aponta o início de cada programação. Grande parte dos aplicativos facilitadores se utiliza da linha de comando para criar códigos, portanto é fundamental que você saiba manuseá-las.

Cada sistema operacional possui a sua linha básica de comando, portanto se você está desenvolvendo por meio do Windows, utilizará uma; para o Mac, outra; e consequentemente para o Linux. E, assim, você pode se basear nessas sugestões para baixar o programa ideal:

5. Postman para testar as aplicações

Uma das ferramentas mais importantes do desenvolvimento web é o Postman, responsável por testar as criações antes de serem colocadas no ar. Esse aplicativo permite ao dev requisitar testes de HTML, e possui diversas funcionalidades para o desenvolvimento dos projetos.

O Postman é um aplicativo criado pelo Google Chrome para testar as ferramentas da criação, então você pode baixar a sua extensão diretamente pelo navegador. Há ainda uma versão nativa para Linux, MAC e Windows que facilita o trabalho por meio do desktop.

5. Toggl Button para acompanhar o tempo do projeto

O desenvolvedor full stack trabalha com diversos projetos ao mesmo tempo, e por isso é necessário que esse profissional mantenha uma boa organização para não perder os prazos. E uma das extensões mais utilizadas para esse fim é o Toggl Button.

Essa ferramenta tem como objetivo acompanhar o tempo gasto que o dev leva para finalizar um projeto, por meio de um cronômetro Pomodoro integrado na plataforma. Você ainda pode sincronizar todas as tarefas com outras ferramentas de organização, como o Slack, o Trello e o Github. 

O Toggl Button ainda envia notificações para você pausar o trabalho quando estiver ocioso, distribuir melhor as tarefas e marcar etapas concluídas.

Como é possível observar, existem diversas ferramentas de desenvolvimento full stack, criadas para facilitar a vida dos profissionais envolvidos em projetos. 

Poderíamos passar horas apresentando-as para você, mas o texto ficaria enorme. Por isso, a dica final que compartilhamos é para que você se mantenha sempre atualizado e em busca de novas tendências para melhorar cada vez mais o trabalho na área.


Ficou interessado em se desenvolver na área? O curso de Full Stack Developer da Skill Lab traz uma série de aprendizados fundamentais que devem acompanhar a carreira do profissional de desenvolvimento full stack. Faça a sua matrícula e venha aprender em uma escola tecnológica completa!

Saiba mais sobre o curso

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo