Cientista de Dados: quais os diferenciais e as vantagens da profissão

O Data Science se tornou uma referência para quem busca oportunidades interessantes no campo da TI, isso porque o profissional ligado à análise de dados é hoje um dos mais valorizados do setor.

O Data Science se tornou uma referência para quem busca oportunidades interessantes no campo da TI, isso porque o profissional ligado à análise de dados é hoje um dos mais valorizados do setor. Por isso, é importante que você conheça todos os diferenciais e as vantagens de um cientista de dados.

Se há um mercado que desconhece a palavra “crise” é o da tecnologia. A demanda por esse profissional só aumenta, junto com o interesse das empresas em digitalizar seus processos e ampliar seu escopo. 

Em um ranking elaborado pelo site Glassdoor – uma das maiores plataformas de emprego do mundo –, ao final de 2019, a profissão de cientista de dados atingiu a primeira posição como a mais vantajosa, graças aos seus altos salários, oportunidade de crescimento e vários outros fatores positivos.

Mas afinal, por que esse profissional é tão valorizado? Um dos principais motivos é graças a sua amplitude de talentos: o currículo do cientista de dados é flexível e abrangente, com habilidades que vão desde o poder de síntese da análise de dados até criação de estratégias que podem fazer uma empresa mudar seu patamar. 

Pensando nisso, separamos para este texto tudo o que você precisa saber sobre as várias portas que o mundo do Data Science pode abrir para sua carreira. Confira a seguir por que essa profissão é tão valorizada e como você pode se aproveitar de todas as oportunidades. 

A visão do mercado sobre o futuro do Data Science

Se há uma área com perspectivas mais do que otimistas para o futuro, essa é a área que envolve tecnologia num geral. Mas, principalmente, as que envolvem a captação, armazenamento e análise certeira de dados, que geram um fluxo intenso de estratégias úteis para o mercado.

A revolução tecnológica impactou o mercado de trabalho como um todo, e não há mais como pensar em um negócio sem envolver setores digitais. É uma demanda que veio para ficar, mas que ainda carece de profissionais qualificados para lidar de forma assertiva e estratégica.

A quantidade de dados gerada diariamente é gigantesca: há estudos que estimam cerca de 2,7 zetabytes de dados por todo o universo digital. Esse grande banco de dados passou a ser utilizado pelas empresas para gerar soluções personalizadas para o seu público final – desde o comércio local até grandes multinacionais. Portanto, é quase impossível imaginar um futuro sem profissionais de Big Data, Data Science e outras áreas correlatas sem oportunidades.

O cientista de dados é a grande aposta para o mercado da Indústria 4.0. Faça uma pesquisa em sites de empregos e se surpreenda: só na atualidade, são pelo menos 4.500 postos de trabalho abertos para trabalhos remotos, freelancers, empregos fixos e tantos outros – seja no Brasil, seja no exterior. Os salários podem chegar a 25 mil reais mensais!

Quais as vantagens de se investir em Data Science?

Que as oportunidades de trabalhos e os salários são ótimos, isso você já está cansado de saber. Mas afinal, o que diferencia essa profissão de tantas outras? Por que é uma boa sugestão de investimento para quem está se formando ou mesmo busca mudar de área? 

Nós já falamos aqui no blog sobre as áreas de atuação, o que você deve estudar e como está o mercado de trabalho do Data Science. Mas e quais são as vantagens para quem decide ingressar nessa carreira? E para quem contrata? São inúmeras, e você confere algumas delas a seguir.

Oferece trabalhos flexíveis e desafios diários

Uma das grandes vantagens do setor de Tecnologia da Informação, e aqui falamos sobre boa parte das profissões relacionadas no geral, é a possibilidade de poder trabalhar com demandas. 

Muitas empresas contratam profissionais freelancers para atender demandas específicas e pontuais. Então, o profissional de Data Science pode conseguir trabalhos remotos e diferentes conforme vai avançando.

Se a sua intenção é conquistar uma posição fixa em uma empresa, não se preocupe, as carreiras também são promissoras. Isso porque é possível entrar como estagiário e, em pouco tempo, adquirir uma escalada crescente nas companhias. 

Para quem não gosta de ficar parado e adora desafios, não há melhor posição que as carreiras tecnológicas. Conforme suas habilidades vão evoluindo, sua profissão também evolui. Portanto, não faltarão oportunidades de encontrar trabalhos diversos e ampliar seu escopo de clientes.

Melhora a compreensão das empresas sobre seus clientes

Além das vantagens para quem busca uma carreira sólida, os cientistas de dados também são profissionais imprescindíveis para as empresas. Logo, é um jogo de “win-win”, em que ambas as partes se aproveitam das vantagens. 

Para as empresas que investem em profissionais de análise de dados, é a oportunidade perfeita para compreender melhor o seu público-alvo, por meio de análises minuciosas e estratégias mais certeiras para não apenas vender seu produto, mas também fidelizar o cliente.

É a chave para captar as tendências de mercado

O grande volume de dados que temos hoje à disposição oferece às empresas a capacidade de monitorar o que é tendência no mercado, para então gerar um planejamento estratégico de acordo com o que necessita.

Compreender os rumos que o mercado toma é fundamental para quem não quer ficar para trás, por isso essa carreira é uma oportunidade de ouro para pessoas ambiciosas e que buscam resultados cada vez mais assertivos. O profissional de Data Science terá sempre uma visão à frente do que pode ou não dar certo.

Otimiza as ações de marketing e gera economia

Como relatamos anteriormente, o investimento em profissionais de Data Science gera vantagens para todas as partes envolvidas. Com um planejamento de marketing criado do zero, a partir da análise de bancos de dados ricos em informações, as empresas evitam gastar tempo e dinheiro com estratégias que nem sempre trazem benefícios.

O marketing é feito com base em fontes sólidas de informações, gerando maior economia para a empresa e também para os diferentes setores. Os profissionais já partem do princípio de que estão trabalhando com dados coerentes, e não “do escuro”, como acontece muitas vezes.

Aumenta a produtividade e as receitas

Com ações certeiras, maior segurança nas análises e uma economia estratégicas, as empresas veem suas receitas multiplicarem – e a produtividade de seus funcionários caminha pelo mesmo caminho. Isso porque o profissional se torna parte essencial da trajetória e aumenta sua confiança conforme os bons trabalhos.

Um dos diferenciais das profissões ligadas ao cientista de dados é a oportunidade do profissional crescer junto com a empresa, e ser um dos principais responsáveis por essa escalada global. É a possibilidade de sentir que está envolvido em algo verdadeiramente útil e vantajoso.

Saiba mais sobre o curso de Cyber Security

NOSSOS CURSOS ESTÃO COM UM DESCONTÃO
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo